Paola Sobral – RN, BSN e colaboradora do ENFrente NCLEX
Dia 8 de maio marca o dia internacional da talassemia, desordem genética do sangue que afeta a produção de hemoglobina – proteína presente nos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio pelo corpo – resultante de mutações nos genes que codificam as cadeias de hemoglobina.
Como o organismo reage aos glóbulos vermelhos destruindo-os, o corpo é afetado por uma anemia. Por outro lado, como forma de tentar compensar essa perda, hemácias passam a ser produzidas de forma muito rápida, causando esplenomegalia e deformidades no sistema ósseo.
Pode ser classificada em dois tipos principais:
Take heed (Atenção): A β-talassemia é mais prevalente no mundo e na infância.
Ocorre quando há um problema na produção de cadeias alfa de hemoglobina, resultando em uma diminuição na produção de hemoglobina funcional. Isso pode levar a uma anemia leve a grave, dependendo da quantidade de cadeias alfa afetadas.
Geralmente causa poucos ou nenhum sintoma e é muitas vezes descoberta por meio de um exame de sangue que mostra anemia leve.
Causa anemia moderada, icterícia e esplenomegalia. Esses pacientes podem requerer transfusões de sangue, especialmente em tempos de estresse metabólico ou infecções.
Extremamente grave, esta condição é geralmente fatal antes do parto ou pouco tempo após o nascimento, a menos que intervenções como transfusões intra uterinas ou transplante de células-tronco sejam realizadas.
Ocorre quando há uma deficiência na produção de cadeias beta da hemoglobina e pode gerar sintomas leves a graves a depender da tipificação.
Esta é a forma mais leve da talassemia beta. Muitas vezes assintomática, pode ser descoberta por meio de exames de sangue que mostram uma anemia leve. Não requer tratamento, mas o diagnóstico pode afetar as decisões reprodutivas e o aconselhamento genético pode ser indicado para potenciais pais.
Causa anemia moderada, retardo no crescimento e deformidades ósseas. Pode existir transfusões sanguíneas ocasionais, especialmente em situações adversas (estresse físico, metabólico e infecções).
Forma mais grave da talassemia beta, prejudica severamente a produção de hemoglobina, levando a uma anemia grave que exige transfusão de hemocomponentes de forma regular para proporcionar viabilidade ao paciente. Em razão disso, os pacientes também podem necessitar de iron chelation therapy (terapia quelante de ferro) para gerenciar o acúmulo de ferro resultante das transfusões frequentes. Sem tratamento, pode afetar coração, fígado e sistema endócrino.
💡 TIP: A alta-talassemia é mais prevalente em pessoas de origem asiática e africana, enquanto a beta-talassemia, em pessoas de descendência mediterrânea, sendo relativamente comum também na população africana e do sudeste asiático. Fique atento a essas origens caso sejam apresentadas nas questões do NCLEX-RN.
SKIN
MUSCULOSKELETAL
Deformed facial/other skeletal bones (deformidades na face e em outros ossos): devido à expansão extramedular da hematopoiese (formação das células pela medula óssea). Principais apresentações:
HEMATOLOGIC
CARDIAC
NEUROLOGIC
ENDOCRINE
ABDOMINAL
GROWTH RATE
O diagnóstico de talassemia geralmente envolve testes de sangue
Mild Thalassemia (Hb 6 to 10g/dl)
Moderate to severe thalassemia (Hb less than 5 to 6g/dl)
Oferta de quelantes de ferro (deferasirox, deferoxamine, deferiprone) para remover o excesso de ferro do organismo – decorrente das transfusões.
O ácido fólico ajuda na produção de hemácias.
Casos muito específicos, como crianças que nascem com talassemia grave, ou como expectativa de cura para a talassemia maior.
RISKS (RISCOS): graft vs. host disease (doença enxerto vs. hospedeiro), chronic immunosuppressive therapy (terapia imunossupressora crônica), graft failure (falha de enxerto).
Eficaz no controle da hematopoiese extracelular e no número de transfusões demandadas.
Take Heed: vacinas contra hepatite B, influenza, pneumococo, meningococo e Haemophilus influenzae são mandatórias para pacientes esplenectomizados!
Pacientes sintomáticos devido ao aumento da degradação da hemoglobina e depósito de bilirrubina na vesícula biliar podem ser beneficiados por essa cirurgia.
Coleta e alteração de células-tronco hematopoiéticas do paciente com posterior re-infusão das células capazes de produzir cadeias normais de hemoglobina.
📺 Thalassemia: Love and Needles e Living with Thalassemia são curtas que o ENFrente NCLEX recomenda acerca do tema Thalassemia para você, enfermeiro que se prepara para o NCLEX-RN!
Educação para Pacientes e Familiares
Por se tratar de uma patologia crônica, a adequada e clara educação do paciente e de seus familiares, especialmente no público pediátrico, contribui substancialmente para a prevenção de complicações, para a adesão do paciente/familiares ao plano terapêutico proposto – que pode incluir transfusões periódicas – com consequente melhor qualidade de vida diante de uma condição crônica. Ou seja, o ENFrente NCLEX afirma que sua atuação como Registered Nurse certamente será um diferencial na vida dos pacientes portadores de Thalassemia!
REFERÊNCIAS:
SÉRIES MÉDICAS PARA MARATONAR:
ENFrente NCLEX é uma jornada de aprendizado dedicada a capacitar enfermeiros a conquistarem o tão almejado PASS no NCLEX. Nossa abordagem inovadora combina teoria, prática e suporte personalizado, garantindo que cada participante esteja plenamente preparado para enfrentar os rigores do exame.